A importância do tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes industriais é uma etapa essencial na produção, visto que ela é responsável por diminuir os impactos ambientais causados no processo.

A DheyTécnica é responsável por desenvolver soluções inovadoras para implementar e auxiliar as empresas na gestão e tratamento de resíduos gerados no processo produtivo, aliando o crescimento econômico e a preservação ambiental.

Leia o texto a seguir e conheça mais sobre a importância do tratamento de efluentes.

O Funcionamento das ETEs

Já falamos em nosso blog sobre o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluentes, abordando suas etapas e vantagens.

Resumindo, o tratamento de efluentes permite que o processo industrial seja sustentável, pois é responsável pela redução de cargas poluentes a serem lançadas no meio ambiente, enquadrando-se nos padrões de lançamento de forma sustentável assegurando assim a conformidade com os órgãos ambientais.

O processo acontece em três etapas: o tratamento primário, o tratamento secundário e o tratamento terciário. 

Além delas, há também a etapa do processamento de lodos, onde remove-se a umidade presente por meio de força centrífuga e secagem através de trocas térmicas.

Para que o projeto da implementação de um sistema de tratamento de efluentes possa ser desenvolvido, é necessário conhecer as principais características do processo industrial e caracterização do efluente gerado pela indústria.

Essas características são obtidas através de análise físico-química, etapa de fundamental importância para que sejam elaborados processos capazes de obter a melhor eficiência de remoção de cargas durante o tratamento.

Os impactos ambientais do tratamento de efluentes

Como forma de diminuir os impactos ambientais, o tratamento de efluentes é capaz de realizar a remoção de cargas poluentes.

Quando efluentes líquidos não tratados – provenientes das indústrias e esgotos sanitários – são lançados no meio ambiente, provocam profundos desequilíbrios no ecossistema.

O lançamento do efluente não tratado no meio ambiente, faz com que o equilíbrio local seja afetado, pois, ocorre o aumento de microrganismos que proliferam doenças e dificultam o desenvolvimento de outros seres.

O tratamento de efluentes é um processo fundamental para combater danos ao meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável que busca o crescimento econômico associado a preservação com adoção de práticas de produção limpa e a equidade social.

Uma estação de tratamento é capaz de processar e obter o efluente clarificado com baixa carga de poluentes, conforme padrões de lançamento, e resíduos sólidos com baixo teor de umidade que após processo de secagem, em alguns casos, o lodo seco que pode ser utilizado como fonte de energia, principalmente na alimentação de caldeiras, ou pode ser utilizado como adubo orgânico de acordo com suas características.

Agora que você já entendeu melhor sobre a importância do procedimento para a sua empresa, que tal conhecer a solução completa em tratamento de efluentes oferecida pela DheyTécnica? Clique aqui e saiba mais!

Voltar