O Sistema de Secagem térmica de Lodos tem por objetivo a redução do volume de lodo gerado, visando a redução de custos com transporte e a possibilidade da utilização deste material seco para queima ou como fertilizante, o Sistema de Secagem DheyTécnica proporciona, através do processo de troca térmica indireta, a redução de umidade presente no lodo, podendo obter-se teores de sólidos de 85% a 95%.

A eficiência do Sistema de Secagem e a destinação do lodo seco estão condicionados a:

  • Característica do lodo;
  • Poder calorífico;
  • Percentual de umidade do lodo;
  • Quantidade Vapor disponível.

O processo de secagem consiste no recebimento do lodo desidratado que é acondicionado em uma moega, e através de uma rosca transportadora o lodo é transferido da moega para o secador, onde ocorre a troca térmica e a evaporação da água, o lodo seco é descarregado através de rosca transportadora de saída e pode ser armazenado em bags, caçamba ou silos.

O secador Rotatubos efetua a secagem através de troca térmica de contato indireto, utilizando como fluido o vapor.  O vapor circula através do eixo rotativo com grande área de troca térmica e no corpo do mesmo.

O lodo seco pode ser utilizado como fonte de energia (misturador ao cavaco para alimentação de caldeiras) ou como adubo orgânico de acordo com as características.

Vantagens

Redução de custos de armazenagem e transporte

Utilização do material seco para queima ou como fertilizante, dependendo das características do produto

Alta eficiência de produção

Operação contínua

Baixo custo de manutenção

Soluções relacionadas

Cases relacionados