O sistema de desidratação de lodos caracteriza-se pela remoção de umidade presente no lodo por meio de força centrifuga, o principal objetivo deste processo é redução do volume de lodo a destinado para aterro ou possibilidade da utilização como fonte de energia ou composto orgânico. O tipo de processo a ser utilizado varia de acordo com as características do lodo, este poderá ser separado em duas fases (solido e liquido) ou em três fases (solido, liquido e óleo).

O processamento de lodo constitui-se basicamente por:

  • Separação em duas fases

Floculação: para o processamento do lodo em duas fases adiciona-se polímero de carga oposta para que ocorra a formação de flocos consistentes, auxiliando no processo de separação, onde é possível obter uma massa mais seca e um clarificado com menos arraste.

Centrifugação: por meio de um Decanter centrifugo, a separação e clarificação ocorre pela atuação da força centrifuga gerada através da aceleração progressiva, a uma velocidade definida para cada aplicação, no tambor rotativo que pressiona os sólidos contra parede do tambor e é transferida para extremidade cônica do conjunto através do transportador helicoidal com velocidade diferencial que determina o tempo de permanência dos sólidos no interior do equipamento.

A descarga dos sólidos separados é realizada através de aberturas na extremidade cônica, onde os sólidos são ejetados para o duto de descarga.

Os líquidos clarificados escoam para a extremidade oposta aos sólidos na parte cilíndrica do tambor por onde saem através de placas as quais podem ser ajustadas. As placas permitem um ajuste preciso da lâmina de liquido no cilindro de acordo com a característica do produto a ser processado e a demanda de eficiência de clarificação.

 O Decanter Centrifugo DHT pode ser utilizado para separação e clarificação de fases de uma elevada gama de segmentos, sendo que cada aplicação demanda uma configuração diferenciada de acordo com o tipo de produto a ser processado, densidade, viscosidade, volume de sólidos, temperatura.

  •  Separação em três fases

Aquecimento: o lodo é aquecido a 98 graus em um tanque de aquecimento, cuja função é realizar o aquecimento de borra flotada através de injeção direta de vapor. Um sistema de aquecimento adequada proporciona maior eficiência na remoção das fases no processo de centrifugação.

Centrifugação: por meio de um Tridecanter centrifugo, a separação e clarificação ocorre pela atuação da força centrifuga gerada através da aceleração progressiva, a uma velocidade definida para cada aplicação, no tambor rotativo que pressiona os sólidos contra parede do tambor e é transferida para extremidade cônica do conjunto através do transportador helicoidal com velocidade diferencial que determina o tempo de permanência dos sólidos no interior do equipamento.

A descarga dos sólidos separados é realizada através de aberturas na extremidade cônica, onde os sólidos são ejetados para o duto de descarga.

O líquido clarificado escoa para a extremidade oposta aos sólidos na parte cilíndrica do tambor por onde saem através de placas as quais podem ser ajustadas. As placas permitem um ajuste preciso da lâmina de liquido no cilindro de acordo com a característica do produto a ser processado e a demanda de eficiência de clarificação.

A separação do óleo ocorre pela diferença de densidade, por ser a fase mais leve a mesma se concentra na extremidade central do cilindro.

 O Tridecanter Centrifugo DHT pode ser utilizado para separação e clarificação de fases de uma elevada gama de segmentos, sendo que cada aplicação demanda uma configuração diferenciada de acordo com o tipo de produto a ser processado, densidade, viscosidade, volume de sólidos, temperatura.

Vantagens

Eficiência de operação

Equipamento resistente e de fácil manutenção

Redução no volume de umidade na borra, reduzindo os custos de transporte e destinação

Operação continua

Equipamento robusto e resistente