Quando falamos do processo de tratamento de efluentes, sabemos que o sistema de lodo ativado é amplamente utilizado no tratamento de despejos domésticos e industriais e que envolve um índice de mecanização superior a outros sistemas de tratamento, implicando em uma operação mais sofisticada e em maiores consumos de energia. São partes integrantes da etapa Biológica do sistema de lodos ativados o Sistema de aeração, o Tanque de Decantação e a recirculação de lodo.
O sistema de lodo ativado é um dos métodos mais eficazes e capazes de diminuir o nível de matéria orgânica que não foi removida no tratamento primário. Nesta etapa ocorrem as reações bioquímicas de remoção da matéria orgânica e, em condições específicas, de matéria nitrogenada.
É fundamental que se conheça a capacidade de oxigenação do equipamento implantado e acompanhamento da qualidade do afluente, com intuito de estimar o consumo de oxigênio (DBO), é igualmente importante se ter o conhecimento da real capacidade de produção de oxigênio disponível no reator. Tendo em vista que há um ponto de operação ótimo no qual se obtém a maior eficiência na transferência de oxigênio.
Hoje iremos falar sobre um destes componentes que é parte integrante do tratamento: Sistema de aeração
Neste texto, você saberá exatamente o que é este processo, como funciona e os seus principais benefícios.
Então, acompanhe este conteúdo conosco até o final.
O que é aeração?
A aeração nos sistemas de lodos ativados pode ser obtida através de diversos métodos, dentre eles, destaca-se a aeração por através de difusores, e sopradores do tipo parafuso ou ROOTS, sendo que em seu dimensionamento deve-se considerar que toda a demanda de oxigênio para a estabilização da matéria orgânica.
O sistema pode ser gerenciado de forma automática com a medição online do nível de oxigênio através de um oxímetro instalado no tanque de aeração o qual envia um sinal ao Supervisório que controla a velocidade dos sopradores aumentando ou diminuindo o volume de ar fornecido ao sistema conforme a demanda.
Os sistemas de distribuição de ar através de difusores podem ser fornecidos montados em skid removíveis os quais ficam alojados no fundo do tanque ou através de sistemas pendulares que são mais indicados para lagoas com revestimentos em geomembranas.
Alguns benefícios deste processo são:
- Elevada eficiência na remoção de DBO;
- Nitrificação usualmente obtida;
- Possibilidade de remoção biológica de N e P;
- Baixos requisitos de área;
- Processo confiável, desde que supervisionado;
- Flexibilidade operacional.
Vale ressaltar que a legislação brasileira estabelece que as indústrias são responsáveis pelo tratamento de todos os efluentes gerados por elas.
Por isso, possuir um bom sistema de tratamento de efluentes é fundamental para que as empresas possam desenvolver suas atividades com eficiência e, principalmente, em conformidade com a lei.
Caso essa seja uma preocupação sua, sugerimos que leia este outro artigo “A importância do tratamento de efluentes”.
Referência bibliográfica:
SPERLING, Marcos von. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: Lodos Ativados. 2º. ed. aum. Belo Horizonte: UFMG, 2002. 428 p. v. 4. ISBN 85-7041-129-4.
Agora que você já sabe o que é aeração e a sua relevância dentro do sistema de tratamento de efluentes, convidamos você para conhecer os Sistemas de aeração projetados e fornecidos pela DheyTécnica.
Como funcionam e quais são os sistemas de aeração fornecidos pela DheyTécnica?
O sistema de aeração para lodos ativados, projetados e fornecidos pela DheyTécnica, utilizam a introdução forçada de oxigênio através da sucção e compressão de ar atmosférico com auxílio de sopradores, o ar é soprado através de linhas hidráulicas até os difusores. Os difusores são montados em skids e linhas individualizadas a fim de permitir a manutenção do sistema sem a necessidade de esvaziar o tanque ou a parada por completo do sistema de aeração. Cada skid pode ser removido através de cabos para a superfície para facilitar a manutenção preventiva ou corretiva.
O sistema de automação dos sopradores com o sistema de aeração possibilita manter constante o nível de oxigênio no tanque e proporcionando uma economia de energia.
Algumas vantagens do equipamento de aeração da DheyTécnica:
- Maior eficiência na passagem de oxigênio;
- Baixo custo de energia em seu uso;
- Alta densidade de aeração;
- Melhor custo x benefício;
- Fácil instalação e manutenção.
Cabe ressaltar que este é apenas um equipamento de uma das etapas do tratamento de efluentes.
Se quiser saber mais sobre as outras etapas, como funcionam e quais equipamentos são necessários para desenvolvê-las, leia também o artigo “Como funciona uma estação de tratamento de efluentes para indústrias?”.
Esperamos você no próximo texto!